Bacharel a Secretariado Executivo

 

          O Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo tem suas bases legais na Resolução 02/93 do CFE, autorizado pela Portaria Min. 623, de 13/04/1999. O curso tem duração de no mínimo 03 (três) anos e no máximo 05 (cinco). Como bacharelado está dividido em 06 (seis) semestres ou períodos letivos. As aulas são ministradas no turno noturno, de segunda a sexta-feira, com 07 (sete) disciplinas em média por semestre, sendo que cada uma contém 04 (quatro) créditos, com (60) sessenta horas/ aulas, respectivamente.

          O Projeto Pedagógico do Curso de Secretariado Executivo foi constituído com a Res. nº 3, de 23 de junho de 2005, com base no novo perfil profissional na valorização do aluno como seu principal agente e centro de todo o processo, considerando-se as características regionais em que está inserido o Projeto Institucional da Faculdade Montenegro.

O Bacharel em Secretariado Executivo estará qualificado nas dimensões acadêmico, teórica, prática e crítica, sendo consequentemente, profissional competente e comprometido.

A profissão, portanto, multiplicidade e diversidade de tarefas, exigindo dos profissionais ações proativas, criatividade, iniciativa e sensibilidade, pois, estes profissionais terão também o domínio dos saberes administrativos:

  1. Agente de Mudanças

Devido a sua formação, capacitação, atuação e maximização dos processos sempre direta ou indiretamente o profissional de Secretariado Executivo gera mudanças no âmbito organizacional e quando, ao contrário as recebe está pronto para ataca-las, aprender mais e abrir novos caminhos e possibilidades de trabalhos.

  1. Assessor

O profissional de Secretariado Executivo, com toda sua bagagem comportamental, cultural, intelectual e profissional , desenvolveu-se em sua atuação e inseriu-se no meio organizacional posicionando-se perante a alta chefia executiva como Assessor

  1. Consultor

O Secretario Executivo na atribuição trabalhará com a cultura organizacional sugerindo, realizando e proporcionando as alterações necessárias para o alcance dos objetivos.

  1. Empreendedor

Para empreender o Secretario precisa ser ativo, arrojado, participativo, inovador e negociador; perspicaz, sagaz, eficiente, polivalente, e buscar ,constantemente o conhecimento e o aperfeiçoamento nas diversas áreas   do saber.

  1. Gestor

Para atuar como Gestor o profissional de Secretariado precisa desenvolver suas funções com qualidade e assertividade, objetivando produtividade e a otimização dos resultados.

  1. Conhecedor de gestão estratégica

Conhecedor de etiqueta e cerimonial, dominar no mínimo dois idiomas,   empreendedor, gestor de fluxo de informações, Indispensável ás decisões do executivo inovador; possuir uma visão generalista da organização e principalmente ter iniciativa, criatividade, dinamismo, ser polivalente, negociadores, cultos, discretos.

Missão

O curso de Secretariado Executivo tem como missão formar profissionais éticos capazes de atuar nos mais diversos segmentos organizacionais, prestando assessoria gerencial ás Instituições, e mantendo visão holística, promovendo sinergia, compreendendo e disseminado aptos a atuarem no mercado altamente competitivo e em constantes transformações como: Assessor Executivo, Gestor, Empreendedor e Consultor. E também atuar na formação de um profissional integrado à sua realidade socioeconômica e cultural. E capaz de compreender o dinamismo e os processos dialéticos de transformação do segmento empresarial.

 Campo de atuação

O Bacharel em Secretariado Executivo poderá atuar em empresas públicas e privadas e em organizações governamentais e não governamentais integrantes, do pólo industrial e empresarial ou em qualquer instituição de âmbito nacional.

Vale ressaltar, que além do setor industrial os órgãos de administração pública, federal, estadual e municipal, bancos, empresas estaduais, autarquias, fundações, empresas hoteleiras, turismo e jornalismo, são campos de atuação do referido profissional.

O principal objetivo da Faculdade Montenegro é oferecer um curso de Secretariado Executivo consolidado nos princípios epistemológicos, Metodológicos e Profissionalizantes, como forma de garantir a abrangência dos aspectos humanísticos, científicos, técnicos e crítico- reflexivos, que permitam, ao longo do curso a construção de mentalidades conectadas com o fenômeno de gestão organizacional e pessoal de forma a propiciar-lhe a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências suficientes para a atuação profissional em funções de assessoria e gerenciamento em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor.

Sendo capaz de interagir positivamente no seu meio e de tornar-se agente de mudança e adaptação tecnológica, a partir de uma atuação profissional em funções de assessoria e gerenciamentos em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor.

A partir de uma atuação identificada como, a realidade das empresas brasileiras. Com responsabilidade e competência, em empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços públicos ou privadas ou onde quer que sua qualificação seja requisitada e necessária.

Portanto, o curso habilita o graduando para trabalhar como assessor executivo, gestor, empreendedor e consultor em um mercado altamente competitivo.

O Mesmo assume muito mais compromissos e as responsabilidades estão bem distantes dos serviços burocráticos e rotineiros do passado. Além de ter uma influência mais efetiva nas decisões da empresa, é formadora de opinião e vem assumindo funções gerenciais, prestando ao mesmo tempo, assistência a vários executivos.

 PERFIL DO EGRESSO

            O  Egresso do Curso de Secretariado Executivo da Faculdade Montenegro é um profissional de atuar num mercado altamente competitivo e em constantes  transformações, desenvolvendo ações, como consultor de modo a atender eficazmente às exigências do mercado.

Diante disso, a exigência por uma postura participativa e gerencial aumenta diariamente. Pois, o executivo moderno precisa e quer ser auxiliado por um profissional igualmente moderno, atualizado e comprometido.

Ressalta-se, que é um profissional com capacidade de adaptar às situações novas e diversos contextos, cuja visão  abrange toda a empresa e sua cadeia produtiva, seus objetivos e suas metas.

O Egresso do Curso de Secretariado Executivo da faculdade Montenegro  é um profissional capaz de atuar num mercado altamente competitivo e em constantes transformações, desenvolvendo ações, como consultor, de modo a atender eficazmente às exigências do mercado.

            Compreendendo assim, que o Secretário Executivo precisa estar totalmente sintonizado com os novos tempos. A Partir da apropriação de conhecimentos socializados ou visando a melhoria do mesmo assume muito mais compromissos e as responsabilidades estão distantes dos serviços burocráticos e rotineiros do passado.

O Acadêmico egresso da Faculdade Montenegro esta capacitado para desempenhar com alto padrão de competência, as tarefas peculiares á profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade e maior produtividade  nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, além de ser um profissional que venha abranger questões maiores como cidadania e direitos humanos colaborando parra a melhoria das pessoas e com o mundo.

Assim, o Secretário Executivo é o Bacharel com sólida formação acadêmica, científica e tecnológica na sua área de  atuação ,com capacidade  de tomar decisões no âmbito do seu cargo, de acordo com as especificidades de cada organização.

Este é o perfil que se busca desenvolver em qualquer profissional moderno e, especialmente, no Secretariado Executivo, do qual se espera a capacidade de suprir as necessidades das organizações e da sociedade as quais estará vinculado.

Os graduandos em Secretariado Executivo receberão, durante os três anos de curso, uma formação que estruturará um perfil adequado e que atenda as exigências e demandas esperadas da profissão pela sociedade.

Neste Contexto, o discente egresso é capaz de contextualizar a profissão no aspecto sócio cultural, isto é, a construção do conhecimento como processo histórico. Como também requer atuação como assessor, agente de mudanças, consultor, empreendedor e gestor.

Portanto, os egressos são profissionais aptos a atuar junto aos dirigentes de organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, podendo também trabalhar de forma autônoma e polivalente, em um cenário de grande e rápida mudança.

            Nesta perspectiva, deve ter como pressupostos essenciais o compromisso de atuar no contexto socioeconômico  político do País, ser um profissional e cidadão comprometido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação.

Competências e Habilidades do Profissional de Secretariado Executivo

O Secretário Executivo da Faculdade Montenegro é preparado para desempenhar com alto padrão de competência, as tarefas peculiares á profissão contribuindo para a melhoria de qualidade e maior produtividade nas organizações.

No sentido de criar condições para que os futuros profissionais do curso de Secretariado Executivo bilíngue possam desempenhar suas funções nas organizações, criando e agregando valores.

Assim, o curso de graduação em Secretariado Executivo deve possibilitar a formação profissional e conter aspectos éticos práticos e teóricos.

É importante evidenciar, que as competências e habilidades constituem-se as marcas identitárias dos profissionais. Assim, eles dão características que indicam qualidade, e por conseguinte, confiabilidade em quem as possuir.

Quanto aos aspectos éticos espera-se que este profissional tenha uma compreensão de seu código de ética profissional, usando de reflexões das normas e regulamentos.

Quanto aos aspectos práticos, espera-se que por meio de Laboratórios, Escritórios Virtuais, Empresas Juniores, Estágios Supervisionados, sejam capazes de instalar competências com o manejo de técnicas e novas condições desafiadoras.

Quanto aos Aspectos Teóricos espera-se o conhecimento técnico e experiência de trabalho e social.

Assim, o sucesso profissional do bacharel em está na formação acadêmica e científica, desenvolvendo uma percepção da realidade a fim de oferecer-lhe condição e competência para participar de mudanças estruturais, mantendo o equilíbrio e o crescimento da profissão no meio profissional e acadêmico.

Desta forma, proporcionará a seus graduandos condições para que possam desenvolver competências e habilidades como:

  1. Atuar com responsabilidade social desenvolvendo, para tal, tanto senso de eficácia como o senso ético, de cidadania e de responsabilidade social;
  2. Atuar em todas ás áreas concernentes á profissão, tanto as organizações, no planejamento na administração no assessoramento e na consultoria;
  3. Administrar eficazmente o tempo;
  4. Aplicar as funções gerenciais (planejamento, organização, controle e direção);
  5. Apoiar ações voltadas á formação, treinamento e capacitação dos recursos humanos de Secretariado Executivo;
  6. Analisar os mercados receptivos de novos Secretários Executivos, trabalhando a imagem do novo perfil profissional que se projetará gradativamente nas organizações e na sociedade;
  7. Capacidade de Maximização e Otimização, dos recursos tecnológicos;
  8. Capacidade de Organização;
  9. Coletar dados e elaborar relatórios
  10. Conhecer e aplicar elementos de psicologia, tendo habilidade nas relações pessoais;
  11. Conhecer no mínimo dois idiomas estrangeiros;
  12. Competência interpessoal, grupal e organizacional;
  13. Empregar as técnicas secretariais;
  14. Fazer uso da tecnologia da informação;
  15. Gerenciar projetos, referenciar o estudo de viabilidade para sua execução;
  16. Habilidades de articulação com diferentes níveis de empresas e instituições públicas e privadas ou clientes;
  17. Habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;
  18. Obter uma visão geral da cultura da organização;

Logo, deverá também o Secretário Executivo, desenvolver habilidades primordiais ao exercício profissional como: bom senso, criatividade, discrição, firmeza de caráter, maturidade emocional, relações interpessoais, intrapessoais, capacidade de comunicação, relacionamento espiritual e comprometimento e conhecimentos gerais.

Portanto, a atuação do profissional de Secretariado do Executivo está estruturada em sua formação acadêmica em sua experiência profissional e consequentemente, nas competências desenvolvidas e inerentes ao campo secretarial.

De acordo com as diretrizes curriculares nacionais do curso de Secretariado Executivo, instituídas pela resolução CNE 003 de interdisciplinaridade, a formação profissional de Bacharel em Secretariado Executivo deve contemplar as relações entre conhecimento teórico e exigências da prática cotidiana da profissão.

Logo, dessa forma o indivíduo competente seria aquele que age com eficácia diante da incerteza, utilizando a experiência acumulada e partido para uma atuação transformadora e criadora.

Matriz Curricular

O currículo do curso enfatiza a formação plena deste profissional tanto no aspecto técnico, gerencial e empreendedor quanto no humanístico. A proposta curricular do Curso de Secretariado Executivo desta Instituição está inserida dentro dos critérios exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional lei nº 9394/96 de 20/12/1996 e tem suas bases legais na resolução 02/93 do CFE e na CNE/CES de Resolução Nº 2, de 18 de JUNHO de 2007, possui uma carga horária total de 2900 h/ a.

Assim, sendo como Bacharelado o curso de Secretariado Executivo está dividido em 6(seis) semestres ou períodos letivos as aulas são ministradas no turno noturno de segunda – feira á sexta – feira, com (7) sete disciplinas em média por semestre, sendo que cada uma contém (4) quatro créditos com (60) sessenta horas / aulas respectivamente.

SEMESTRE I

NOME DA DISCIPLINA    CH
Sociologia Aplicada 60
Metodologia do Trabalho Cientifico I 60
Espanhol I 60
Assessoramento Executivo 60
Cerimonial e Etiqueta 60
Língua Portuguesa I 60
Filosofia 60


SEMESTRE II

NOME DA DISCIPLINA    CH
Informática Aplicada ao Secretariado 60
Contabilidade Geral 60
 Organizações e Métodos 60
Metodologia do Trabalho Científico II 60
Língua Portuguesa II 60
Carreira, Empregabilidade e Empreendedorismo 60
Espanhol II 60


SEMESTRE III

NOME DA DISCIPLINA    CH
Língua Portuguesa – Redação Comercial e Oficial I 60
Elaboração e Análise de Projetos 60
Inglês Básico I 60
Matemática Financeira 60
Economia 60
Psicologia Organizacional 60
Informática nas organizações 60


SEMESTRE IV

NOME DA DISCIPLINA    CH
Arquivologia 60
Língua Portuguesa – Redação Comercial e Oficial II 60
Inglês Básico II 60
Relações Públicas 60
Estatística Aplicada 60
Administração de Recursos Humanos 60
Comunicação Empresarial 60

SEMESTRE V

NOME DA DISCIPLINA    CH
Organização e Automação de Escritórios 60
Direito Aplicado 60
Seminários – Tópicos de Atualização 60
Inglês Comercial e Técnico 60
Gestão Secretarial 60
Metodologia Científica / TCC I 60
Administração Estratégica 60

 

 

SEMESTRE VI

 

NOME DA DISCIPLINA    CH
Legislação Profissional e Ética 60
Estágio de Escritório – Laboratório Modelo 60
Cultura Universal 60
Marketing Empresarial e Pessoal 60
Metodologia Científica / TCC II 60

 

Horas presencias – 2.400 horas

Estágio Supervisionado – 300 horas

Atividades Complementares – 200 horas

TOTAL DE HORAS – 2.900 HORAS