Licenciatura Plena em Pedagogia

           A oferta de uma educação de qualidade depende de vários aspectos entre os quais está a Formação do professor que é a base para um bom ensino. Conforme  os princípios que regem os cursos de formação docente, o professor necessita trabalhar com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos cuja consolidação fundamenta-se através de estudos interdisciplinares com contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva, conjunto de princípios que formam os pontos-chave dos programas do Curso de Licenciatura em Pedagogia, os quais ainda estavam um pouco distantes dos sonhos dos Educadores que formavam o quadro da Educação Municipal, Estadual e Privada no município de Ibicaraí-BA, na época em que ainda não existia a Faculdade de Educação Montenegro no início dos anos 90.

Missão do Curso

              O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Montenegro terá como finalidade precípua a formação para o exercício da docência na Educação Infantil,  nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para atuar na Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (Parecer CNE/CP nº 5/2005 de 13/12/2005, publicado no DOU de 11/04/2006).

Observar-se-á os princípios constitucionais legais, com vistas a uma formação acadêmica e profissional, capazes de nortear os avanços do conhecimento e da tecnologia na área, assim como as demandas de democratização e de exigências de qualidade de ensino, pelos diferentes segmentos da sociedade brasileira. Firma-se, portanto, o compromisso social da Faculdade Montenegro, colaborando com a construção de uma sociedade mais igualitária, cabendo-lhe, enquanto espaço de saber a promoção de uma educação de qualidade em que a formação de seres humanos mais atuantes seja um dos principais pilares da dinâmica educacional.

Campo de atuação profissional

            O desafio que se coloca é a busca da identidade da Faculdade Montenegro do educador, do educando e de todos outros sujeitos envolvidos com essa Instituição e formar profissionais aptos a participar da sociedade, comprometidos com a construção coletiva de um ensino e educação de qualidade para todos. Dessa forma, a valorização do aluno como sujeito de sua própria formação, com participação ativa na elaboração do conhecimento, torna-se referencial imprescindível no presente projeto, e do educador, participe do participe desse processo, comprometido ética e pedagogicamente com a transformação das práticas sociais e promotores de ações reflexivas que levem a formação de um sujeito cada vez mais critico, criativo e cidadão.

A formação do Pedagogo não se restringe às necessidades imediatas do mercado de trabalho, embora não possa desconsiderá-las. A preocupação básica inclui e supera a qualificação técnica, e afirma como núcleo central à apropriação/construção de um referencial teórico-prático vigoroso, cientificamente consistente, que possibilite ao futuro profissional atuar  nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil, na Educação de Jovens e Adultos; bem como formar o Gestor Educacional com atuação em Coordenação Pedagógica, e em outras funções de apoio pedagógico. O Pedagogo como profissional cuja identidade está vinculada ao ensino e à gestão de sistemas, unidades e projetos educativos, tem seu espaço de atuação diversificado, podendo trabalhar em instituições escolares e não-escolares, públicas, privadas ou comunitárias.

O Licenciado  em Pedagogia pode exercer as seguintes funções:

  • Docente em Escolas da rede Pública; docente em escolas das redes Particular e Comunitária;
  • Coordenador Pedagógico em escolas das redes  Pública e Comunitária;
  • Diretor e Vice-diretor de Escolas das redes Particular, Pública e Comunitária;
  • Coordenadora Pedagógica de Ensino do Sistema Público Estadual e Municipal;
  •  Assessoria Pedagógica;
  • Dirigente de Ensino do Sistema Público Estadual e Municipal.

Diante  da emergência  e diversificação  dos espaços Educativos  na  atualidade  e   tendo  como  objeto  de  trabalho  especifico  os  Processos de Ensino e Aprendizagem, tem ampliado as possibilidades de inserção profissional para além dos espaços escolares o graduando em Pedagogia  poderá atuar em Clinicas Psicopedagógicas, em Terapia Ocupacional, Empresas, Serviços de Difusão e de Comunicação de Massa, Serviços de Saúde, desenvolvimento de Ações Educativas e de Pesquisas Educacionais em Organizações Não-Goverrnamentais e em outros espaços de educação não-formal.

Perfil do egresso

            O perfil do aluno egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia, caracterizar-se-á por uma formação baseada no desenvolvimento do pensar como capacidade desenvolvida, estimulada e aperfeiçoada. O graduado deverá ser capaz de implementar uma educação que valorize a prática profissional como instância de construção de conhecimento e que utilize de forma consciente, produtora e racional  o seu potencial permitindo a construção de conceitos, atitudes e valores para o constante aperfeiçoamento da sua prática pedagógica.

           Os graduados em Pedagogia deverão apresentar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas articulados na sua formação durante o desenvolvimento do curso. Dessa forma, deverão estar aptos a atuar na docência da Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Ambiental, nas disciplinas pedagógicas do Curso Normal, na organização e gestão de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

Habilidades e competências do profissional de Pedagogia

As competências e habilidades entendidas como essenciais  a  serem  desenvolvidas  no decorrer do Curso para atender ao perfil profissional, foram selecionados dentre as indicadas pela Comissão de Especialistas de Pedagogia/MEC:

Compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativa que se dão em diferentes âmbitos e especialidades. Segue algumas competências e habilidades:

  • Capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
  • Compreensão e valorização de diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
  • Capacidade para identificar as dinâmicas culturais relacionadas ao fenômeno  educativo e de planejar intervenções pedagógicas que as considerem;
  • Capacidade para identificar a problemática pedagógica envolvida na educação das pessoas com necessidades educativas especiais;
  • Utilização de conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;
  • Compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
  • Compreensão dos Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as Instituições de Ensino e atuação sobre ele;
  • Elaboração de Projetos Pedagógicos, sintetizando as atividades de ensino, gestão escolar e orientação educacional;
  • Capacidade de realizar atividades de planejamento, organização, coordenação e avaliação pautadas em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
  • Capacidade de identificar e analisar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA a evolução de concepções, condições e práticas desenvolvidas nos sistemas público de ensino, com destaque para o contexto brasileiro.

Matriz Curricular

Licenciatura – curso de Pedagogia (parecer 5/2005 e Resolução 1/2006)

        A carga horária das disciplinas obedece determinação institucional e divide-se em múltiplos de 15 horas. Nas disciplinas de quatro créditos correspondem a 60 horas/aula, as de 45 horas três créditos e as de 30 horas dois créditos.

        O quadro de oferta de disciplinas estabelece atividades que proporcionam integração entre teoria e prática profissional de forma a contextualizar o acadêmico no entorno em que ele vive e no qual vai atuar.

 

SEMESTRE I

FUNDAMENTOS SÓCIO- POLÍTICO- CULTURAL – ECONÔMICO DO PROCESSO EDUCATIVO

 

NOME DA DISCIPLINA
Linguagem e Comunicação I
Fundamentos Psicológicos e o Comportamento Humano
Fundamentos Sociais no Processo Educativo II
Processo Educativo no Contexto Histórico I
Recreação Escolar I
Teoria Geral do Conhecimento I
Fundamentos Antropológico – Cultural e Educação
Seminário Temático I
Sub total

SEMESTRE II
FUNDAMENTOS SÓCIO- POLÍTICO -CULTURAL – ECONÔMICO DO PROCESSO EDUCATIVO

NOME DA DISCIPLINA
Processo Educativo no Contexto Histórico II
Fundamentos Sociais no Processo Educativo II
Linguagem e Comunicação II
Teoria Geral do Conhecimento II
Desenvolvimento da aprendizagem  e as diversas Teorias
Recreação Escolar II
Educação Sexual
Seminário Temático II
Sub total

                        

  SEMESTRE III
   A PRÁTICA DOCENTE E O ESPAÇO EDUCATIVO

NOME DA DISCIPLINA
Educação Ambiental e Saúde
Políticas Públicas em Educação
Didática
Multiculturalismo e Educação
Desenvolvimento Bio – Psico -Social
Processo Pedagógico, Sociedade e Currículo
Seminário Temático III
Sub total

 

SEMESTRE IV                     

ORGANIZAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

NOME DA DISCIPLINA
Metodologia do Trabalho Científico I
Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil
Educação de Jovens e Adultos
Fundamentos da Educação Especial
Gestão dos Espaços Educativos
Ética e Educação
Seminário Temático
Sub total

 

SEMESTRE V
ORGANIZAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

 NA EDUCAÇÃO INFANTIL

NOME DA DISCIPLINA
Metodologia do Trabalho Científico II
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
Educação do Campo e Movimentos Sociais
Metodologia do Ensino de Ciências
Estágio Supervisionado I
Seminário Temático  V
Sub total

 

SEMESTRE VI

ORGANIZAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

 NO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME DA DISCIPLINA
Avaliação no contexto Educativo
Metodologia do Ensino da Matemática
Arte e Educação
Metodologia do Ensino de História
Estágio Supervisionado II
Seminário Temático VI
Sub total

 

SEMESTRE VII

ORGANIZAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO DO TRABALHO

PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME DA DISCIPLINA
Inovações Tecnológicas e Educação
Metodologia do Ensino da Geografia
Estatística Aplicada
Estágio Supervisionado III
TCC
Língua Brasileira de Sinais
Sub total

 

Horas presencias – 2.800 horas

Estágio Supervisionado – 300 horas

Atividades Complementares – 100 horas 

TOTAL DE HORAS – 3.200 HORAS