Biblioteca

A Biblioteca Getúlio Vargas possui obras de área do conhecimento humano, com a finalidade de dar suporte ao Ensino, Pesquisa e Extensão.

Espaço físico composto de salão de leitura, cabines para estudo individual, balcão de atendimento, acervo bibliográfico, processamento técnico e coordenação. O acervo é composto de livros técnicos e literatura, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas e folhetos.

Horário de Funcionamento

Está aberta a comunidade acadêmica de segunda à sexta-feira das 07h às 12h, e das 19:00 às 22:00h.

 Consulta local

A consulta ao material bibliográfico é de acesso restrito ao público em geral. Destina-se exclusivamente à consulta local:

  • Obras de referência: consideradas obras de consulta rápida (dicionários, enciclopédias, guias, Atlas, etc);
  • Periódicos (revistas, jornais).

O exemplar de consulta de cada título de livro, material de referência (dicionários, enciclopédias, guias, Atlas, etc) e os periódicos (jornais, revistas, boletins, etc) não poderão sair da Biblioteca sob nenhum pretexto. A retirada indevida deste material, sem a prévia autorização da coordenação da biblioteca, acarretará a suspensão do direito de empréstimo, pelo prazo de um mês, ou suspensão definitiva durante todo o semestre, em caso de reincidência, mais R$ 1,00 (um real) por livro e por dia de atraso.

O livro para o qual existe apenas um exemplar, ficará disponível para consulta no ambiente da biblioteca, não podendo o mesmo ser emprestado.

Usuários

Constituem-se usuários, os corpos docentes, discentes e funcionários da Faculdade Montenegro que estejam em dia com as obrigações para com esta Biblioteca. É facultado o cartão de empréstimo aos membros da comunidade universitária nos cursos de graduação, professores e funcionários.

O cliente deve dirigir-se ao funcionário para consulta da obra.

 Empréstimos

Os alunos matriculados nos cursos poderão apresentar no ato do empréstimo os seguintes documentos:

  • Comprovante de matrícula (alunos de graduação e pós-graduação);
  • 1 foto 3×4;

Os usuários terão direito de levar por cada empréstimo, livro por prazo previamente definido pela Coordenação da Biblioteca, a contar da data de empréstimo, devendo o usuário efetuar a devolução no prazo estabelecido.

Tipo de usuario Quant. de livros Dias de empréstimo
Alunos 01 02
Funcionários 01 02
Pós-Graduação 03 08
Professores 03 08

O não cumprimento dos prazos estabelecidos no item anterior resultará em uma multa de R$ 1,00 por cada dia de atraso na devolução e pela quantidade de livros registrados por empréstimo, para alunos, professores e funcionários suspensão de 10 dias, ficando o usuário impedido de utilizar os serviços de empréstimo da biblioteca até a quitação da pendência.

São deveres dos usuários:

  • Devolver o material emprestado dentro do prazo estabelecido em seu cartão de empréstimo;
  • Entregar ao funcionário da Biblioteca o documento para consulta local;
  • Responsabilizar-se por danos, inutilização ou perda do material bibliográfico;
  • Respeitar os funcionários da Biblioteca;
  • Preservar o patrimônio e o acervo da Biblioteca;
  • Respeitar a ordem, a disciplina e o silêncio no recinto da biblioteca;
  • Abster-se de fumar, beber e/ou comer no interior da biblioteca, em quaisquer das seções.

OBS: O usuário que extraviar o bem tomado por empréstimo, deverá substituí-lo por um idêntico, ou pagar seu valor atualizado ao nível de mercado local, além de cumprir suspensão correspondente aos dias de atraso que por ventura tenham ocorrido.