A Instituição

ACADEMIA DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO

O nome do estabelecimento originou-se pelo Processo 90.292/55 sob orientação e inspeção do MEC-DEC, que após Verificação Prévia recebeu a denominação de ESCOLA COMERCIAL DE IBICARAÍ, para o funcionamento do Ginásio Comercial. Pela Portaria nº 531 de 02.12.59 do MEC_DEC, recebeu a título precário o nome de ESCOLA COMERCIAL DE IBICARAÍ, autorização para funcionar o Curso Comercial Básico. Na Portaria nº 95 de 20.02.60 do MEC o Diretor do DEC concede a título Precário à ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE IBICARAÍ, autorização para funcionar com os cursos Comercial Básico e Técnico em Contabilidade. Pôr Decreto Governamental nº 17.669 foi criada a ESCOLA NORMAL DE IBICARAÍ, para funcionamento do Curso Pedagógico (no mesmo estabelecimento). Pelo oficio nº 2503/62 recebeu da ISES-MEC, autorização para o funcionamento do GINÁSIO DE IBICARAÍ ( ensino secundário ). Em caráter condicional pela Portaria nº 382 o Diretor do Ensino Comercial, autoriza os cursos Ginasial de Comercio e Técnico em Contabilidade da ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE IBICARAÍ. Com o advento da LDB da Educação Nacional nº 2024 de 20.12.61 os estabelecimentos de Ensino Médio, passaram – no nosso caso – as seguintes denominações: COLÉGIO NORMAL DE IBICARAÍ E COLÉGIO COMERCIAL DE IBICARAÍ.

Em 18.03.63 foi realizada uma Assembléia Geral na Sede da Unidade Escolar, onde estavam presentes, os Corpos Docentes, Discentes, Administrativos, Pais de Alunos, a fim de melhorar a coordenação dos trabalhos, o estabelecimento passou a chamar-se ACADEMIA DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO, sendo responsável pelos diversos cursos mantidos á nível de 1º e 2º graus.

Em 1985 a Direção apresentou ao MEC Projeto em Carta-Consulta para a criação das Faculdades Montenegro. Em maio de 1989 pelo Decreto nº 97.787 do então Presidente da República José Sarnei autoriza o funcionamento do Curso de Licenciatura em Educação Física, ministrado pela Faculdade de Educação Física Montenegro, tendo sido realizado o primeiro Vestibular de Educação Física em agosto de 1989. Em Janeiro de 1990 pelo Decreto nº 98.885 o Presidente da República autoriza o funcionamento do curso de Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro, tendo o primeiro Vestibular realizado em março de 1990.

A Colação de Grau da primeira turma de Educação Física e Pedagogia ocorreu em 24 de julho de 1993. Em 08 de setembro de 1994 foi publicado a Portaria Ministerial nº 1.354 de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Educação Física e no dia 22 do mesmo mês e ano, foi publicada a Portaria nº 1.413. de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

No mês de setembro de 1994 teve início na sede das Faculdades Montenegro o Pós-Graduação em Convênio com a UNIVERSO – UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA do Rio de Janeiro, com os Cursos de Especializações em Planejamento Educacional e Educação Física Escolar, onde os professores e ex-alunos da Instituição puderam participar.

Em maio de 1995, os ex-alunos dos Cursos de Educação Física e Pedagogia receberam os Diplomas devidamente registrados pela UFBA.

Visando atender o mercado profissional da região Sul da Bahia, onde foi instalada algumas indústrias, a Faculdade de Educação Montenegro, enviou ao Ministério da Educação os Projetos dos Cursos de Graduação em Turismo e Secretariado Executivo, ambos Bacharelados.

Em junho de 1997, foi recepcionada a Comissão Verificadora para a instalação dos Cursos de Turismo e Secretariado Executivo, sendo estes devidamente aprovados e autorizados pelas Portarias nº 622 e 623 de 13 de maio de 1999 pelo Ministro de Estado da Educação, tendo o seu primeiro vestibular realizado em julho de 1999.
Após quatro anos Colação de Grau da 1ª turma de Secretariado Executivo ocorreu no dia 26 de julho, e de Turismo no dia 02 de agosto de 2003.

A Instituição vem dando ênfase ao debate sobre a Graduação que tem possibilitado á comunidade acadêmica desenvolver algumas idéias e identificar a necessidade de concretizar iniciativas que permitem avançar na melhoria da qualidade do ensino, sem descuidar da pesquisa e da extensão, como atividades indissociáveis devendo estar na proposta da Graduação.

As atividades dos cursos de graduação constam de jornadas pedagógicas, atividades de Lazer e Recreação, projetos de ação social, realização de diversos seminários, palestras entre outras, focalizando a construção do processo de conhecimento nas várias áreas do saber, com o objetivo principal de fundamentar os caminhos da Graduação nesta Instituição, discutindo vários assuntos embaçadores do processo da educação, do ensino e da aprendizagem.

A Entidade está comprometida em oferecer uma educação de qualidade tanto acadêmica quanto profissional, pois tanto o Corpo Docente quanto o Discente da Instituição estão engajados na melhoria de qualidade de vida, onde o segundo elemento possa dar condições para que o educando desenvolva suas capacidades como Ser Pensante, visando a melhoria na qualidade de ensino dos Cursos de Graduação mediante a análise, revisão e reconstrução dos Projetos Pedagógicos dos referidos Cursos, para uma melhor adequação ás expectativas e necessidades socais, políticas e econômicas atuais, pois esta Instituição de Educação nasceu ao ímpeto do sonho e do trabalho, crescendo sob o signo da confiança, a formar nos seus quatro cursos de graduação, líderes democráticos para as diversas formas do atuar humano.

Ao longo desses anos de funcionamento da Academia de Educação Montenegro FACULDADES MONTENEGRO – vimo-nos ás voltas com estudos e buscas incessantes de trabalhos que correspondam não somente aos anseios de todos os envolvidos no processo, mas que estejam sintonizados com o momento educacional regional e nacional.
O novo século foi iniciado com novidades, tencionando sucesso e eficácia aos Cursos de Graduação e Especialização já existentes, foi criado o Departamento de Pós-Graduação através da Resolução 1, de 03 de abril de 2001, dezesseis cursos nas diversas áreas do conhecimento, entre eles Docência no Ensino Superior, Educação Física Escolar, Direito Público, Psicopedagogia Escolar, Gestão de Negócios, Gestão Pública, Reabilitação Desportiva, Língua Portuguesa e etc.

As Faculdades Montenegro tem uma responsabilidade ímpar com o futuro da educação regional e nacional e com o desenvolvimento de habilidades, capacidades e conteúdos para uma sociedade em processo ensino-aprendizagem mais agradável e dinâmico. Assim acreditamos que esta Instituição será um marco na história desta Cidade e da Região.